A regra dos 100 por cento – o conselho simples que mudou minha vida

Tenho uma amiga que parou de comer açúcar há dois anos. Quando saímos para comer, quase sempre como sobremesa. “Quer um pedaço?”, pergunto testando-a. “Não, obrigada”, responde ela, sempre com a mesma indiferença. Deve ser tão difícil para ela recusar uma carolina todas as vezes – certo?

Errado.donut

 

Dito de forma simples, é muito fácil desperdiçar nosso tempo, dinheiro e energia não nos comprometendo totalmente com algo que é importante para nós. Desejamos começar um blog (desta vez de verdade), mas sempre nos distraímos. Gastamos dinheiro demais em roupas, sendo que desejamos parar de fazer compras on-line.

Mas é o nosso bem intencionado “esforço de 99 por cento” que é cansativo. Ele consome energia sem produzir resultados. É estressante. Faz com que nos sintamos um fracasso, quando não somos – apenas não nos comprometemos totalmente com alguma coisa. Dedicar 99 por cento de esforço a coisas importantes na vida significa que estamos constantemente deixando de explorar nosso potencial o suficiente – e nos sentindo mal com isso.

A regra dos 100 por cento

Em uma conferência no começo deste ano, ouvi uma declaração que sabia que mudaria meu negócio. Mais tarde, percebi que também mudaria minha vida inteira.

A declaração? Noventa e nove por cento é difícil – 100 por cento é fácil. Ou como Jack Canfield, o autor best-selling de The Success Principles (Os princípios do sucesso), afirma (em termos pouco mais agressivos): “99 por cento não serve. 100 por cento é suave”. Permita-se refletir sobre isso por alguns instantes.

Depois, considere as seguintes pessoas: minha irmã, que é uma vegana rigorosa; meu vizinho, um autor com seis best-sellers pelo New York Times; e um comediante que divulga um vídeo novo pelo YouTube todas as semanas. Sem exceção, sem intervalos ou desculpas.

É difícil? Talvez quando começaram. Mas hoje minha irmã sabe exatamente quais alimentos comprar, onde e como. O escritor escreve todos os dias, não apenas quando está inspirado. O YouTuber está constantemente aprendendo coisas novas, pesquisando e desenvolvendo novos vídeos, um melhor do que o outro. Se algo está segurando você, e há um bom tempo, significa que está há tempo demais nos 99 por cento. Eis aqui como dedicar-se totalmente.

1. Identifique exatamente o que requer 100 por cento de sua atenção

Escrever? Fotografia? Uma ideia em sua cabeça que existe há um tempo, mas requer ação? Um hábito que precisa cortar? – compras na Internet, beber refrigerante ou até mesmo continuar encontrando uma pessoa tóxica?

Nem tudo em sua vida requer um esforço de 100 por cento. Mas seu coração sabe o que requer. Você não precisa enlouquecer e se comprometer com um milhão de projetos e eliminar tudo que for divertido de sua vida. Neste momento, seu 100 por cento é provavelmente apenas uma coisa. O que é?

2. Dedique esforço

Comprometa-se em escrever uma hora por dia, sete dias por semana. Identifique como fazer a primeira venda de sua atividade complementar (você consegue!). Cancele contas de compras na Internet, largue os refrigerantes ou termine aquele relacionamento de uma vez por todas. E não olhe para trás.

Em meu caso, percebi que meu 100 por cento era terminar meu livro. Eu vinha me dedicando a ele apenas 99 por cento há dois anos e, depois de ouvir esse conselho, finalmente o terminei. Não foi fácil, mas foi mais fácil do que pensar sobre ele no metrô, de férias, cozinhando ou ao sair com os amigos. Agora está pronto.

Quando mudei a marcha para 100 por cento, não havia decisões a tomar. Era escrever ou morrer!

Noventa e nove por cento era tão mais difícil. Isso exercia uma pressão diária sobre mim. Era mais difícil do que a tarefa em si. A fadiga da decisão estava me matando: “devo escrever ou ir ao mercado?”. Quando mudei a marcha para 100 por cento, não havia decisões a tomar. Era escrever ou morrer.

3. Repita (o tempo todo)

A verdadeira felicidade é o que sentimos quando seguimos nosso potencial. A parte bela é que quando aplicamos a regra dos 100 por cento a uma tarefa imediata, nós a concluímos. Um projeto é encerrado – uma intenção que já foi boa se torna um hábito. Um objetivo é alcançado.

Isso libera espaço mental adequado para que a próxima prioridade se torne clara, já que não estamos mais neuróticos com a culpa em relação a vários outros projetos pela metade. E quando dedicamos nosso 100 por cento, outras coisas não tão importantes se dissipam no meio tempo: isso é algo muito legal para uma regra que já é incrível.

Por que algumas pessoas têm mais sucesso do que outras? Porque elas se comprometem totalmente a alguma coisa. Se você conhece alguém que construiu seu próprio caminho, sabe que elas não se comprometem pela metade em sua estratégia de investimento. Se alguém escreve um best-seller após o outro, sabe que não estão sentando para escrever de vez em quando. Se você conhece alguém que conseguiu fãs no YouTube, sabe que está continuamente se esforçando para divulgar conteúdo novo e único.

Isso se chama comprometimento.

Susie Moore

(Fonte: http://www.smh.com.au/lifestyle/health-and-wellbeing/the-100-per-cent-rule-the-simple-advice-that-changed-my-life-20160825-gr16da.html)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s